Leveza e elegância na forma geométrica

Leveza e elegância na forma geométrica

Inspiradas nas primeiras habitações humanas – tendas cônicas, típicas das tribos nativas americanas; cilíndricas com cobertura em forma de cone, utilizada na Ásia Central; e a negra, criada a partir do couro de camelo pelos nômades do deserto do Saara –, as estruturas tensionadas garantem uma série de vantagens se contrapostas a modelos estruturais convencionais.

Versatilidade, agilidade de instalação, redução de desperdícios em obra e leveza são só algumas das diversas peculiaridades da tensoestrutura – disposição constituída por membranas nas quais atuam esforços apenas de tração. Coberturas em membranas tensionadas permanentes ainda não são tão populares em nosso país. No entanto, em países da América do Norte, Europa e Ásia, estas são largamente utilizadas em grandes e importantes obras, como: Aeroporto de Denver (Colorado – EUA), Estádio Olímpico, Pavilhão Expo 67 (Alemanha), Millenium Dome (Inglaterra), Aeroporto de Jeddah (Arábia Saudita), e mais de milhares de outras coberturas executadas nesta concepção.

No Brasil, podemos tomar como exemplos recentes, as coberturas da maioria dos estádios da Copa do Mundo de 2014: Mané Garrincha, em Brasília; o Beira-Rio, em Porto Alegre; o Maracanã, no Rio de Janeiro; e o Fonte Nova, em Salvador; o de Manaus, etc.

“As tensoestruturas oferecem como vantagem a possibilidade de vencer os grandes vãos necessários para a cobertura total das áreas com assentos nos estádios modernos”, afirma o arquiteto Eduardo de Castro Mello, da Castro Mello Arquitetura Esportiva, escritório responsável pelo projeto do Mané Garrincha.

Um de seus principais atributos, se não o maior deles, está no consumo mínimo de recursos naturais quando comparadas a outros modelos construtivos convencionais, tornando-as economicamente competitivas. Arquitetonicamente falando, as tensocoberturas oferecem a possibilidade da junção da leveza e elegância graças à sua característica e inusitada forma geométrica.

E não para por aí. As tensoestruturas em membrana podem contribuir para a redução do consumo de energia elétrica da edificação. Devido à sua translucidez, a luz natural incidente é distribuída uniformemente por toda a sua superfície, provendo o ambiente de iluminação própria, com a consequente diminuição da necessidade de luz artificial. Além disso, outra importante característica, a refletividade, reduz sobremaneira a absorção de calor, contribuindo mais ainda para um ambiente agradável. Dessa maneira, considera-se a cobertura em membrana tensionada como uma das melhores alternativas atuais para coberturas ecologicamente sustentáveis, bem como economicamente vantajosas.