Os tipos de aplicações de uma estrutura tensionada

Uma boa cobertura deixa todo mundo mais seguro. As estruturas tensionadas são uma alternativa para os tipos mais tradicionais de telhas metálicas. Essa opção oferece um tipo de tecido que apresenta resistência e equilíbrio.

O que é?

Para começar, é importante entender o que são as estruturas tensionadas e como funcionam. Esse tipo de estrutura está sempre sobre um efeito de tracionamento, ou seja, puxada por forças de tração, o que leva a um maior estado de equilíbrio. Além disso, o tecido tem uma capacidade intrínseca de resistência que, combinada com a forma da cobertura escolhida, pode ser eficiente em combater o vento, chuvas e até a neve.

Cada estrutura é composta de tecidos, artificiais ou naturais, entrelaçados perpendicularmente entre si de modo a obter a resistência, impermeabilidade e nitidez desejados. Uma grande vantagem desse tipo de estrutura é sua versatilidade, já que no processo de confecção, permite a aplicação de revestimentos com objetivos mais específicos como resistências a fungos e raios UV, por exemplo.

Existem dois tipos de tecidos que compõem esse tipo de estructura. O mais comum, é composto de fibras de poliéster, revestido com PVC. Este é mais barato, fácil de manusear e com uma vida média de 10 anos, podendo chegar a 20 com um acabamento superior. A outra opção, é mais delicada e geralmente requer a manutenção e instalação de um profissional especializado, pois se tratam de fibras de vidro revestidas com PTFE. A vantagem dessa alternativa é a durabilidade mínima de 15 anos, podendo chegar a 25 ou 30. A Tensor Estruturas possui ambas as opções..

As aplicações

Esse tipo de estrutura tem diversas aplicações práticas por conta de um conjunto de características. Em primeiro lugar, a fácil desmontabilidade e portabilidade. Apesar de existirem estruturas fixas, as montáveis tem a vantagem de poderem ser usadas apenas por um período de tempo. Por conta disso, é comum ver esse tipo de estrutura sendo usado para decorações de shoppings ou eventos sazonais em ambientes externos, por exemplo.

Esse tipo de estrutura também tem outras aplicações. Sua capacidade de proteger de condições temporais adversas como chuvas, ventos fortes e até mesmo a neve, além de ter um tamanho variável, faz com que as estruturas também sejam usadas em estádios esportivos. Nesse caso, as estruturas oferecem proteção, sem sacrificar a entrada de luz natural.

A combinação dessas duas características com um ótimo custo benefício permite que esse tipo de estrutura tenha várias outras aplicações, como proteção e sombreamento de áreas ao ar livre sejam em eventos sazonais ou permanentes.

Beleza além de força

Além das ótimas características de resistência a diferentes condições, a versatilidade em conjunto com a possibilidade de ser modelado conforme a vontade do cliente, permite que arquitetos usem a criatividade para transformar esse tipo de estrutura em conjuntos de decoração que são verdadeiras obras de arte.

As estruturas tensionadas são uma ótima alternativa para a proteção, seja provisória ou não, e até mesmo para a decoração. A Tensor Estruturas pode ajudar com o produto correto.