Onde posso usar uma tenso estrutura

49324394u39328432434324324324

 

As tenso estruturas, também conhecidas como estruturas tensionadas, consistem em coberturas em que o elemento “chave” para manter o equilíbrio do sistema é a própria cobertura.

Mas como assim?

Basicamente esse tipo de cobertura conta com toda a sua infraestrutura tracionada, o que possibilita altíssima resistência em locais externos (tais como piscinas, quadras esportivas ou outros locais abertos em geral).

As estruturas tensionadas são concebidas com o objetivo de agirem em esforços de tensor. Sendo assim, em quase todas elas podemos encontrar elementos de sustentação onde esforços de flexão ou de compressão são agentes.

A seguir neste artigo, confira onde as tenso estruturas podem ser utilizadas.

• Aplicabilidade das estruturas tensionadas

As tenso estruturas podem ser utilizadas com enorme versatilidade e extensibilidade, motivo pelo qual são tão adequadas a uma variedade de projetos. E a razão é bem compreensível: um dos aspectos mais interessantes destas estruturas é que ventanias, sol forte ou chuva não são capazes de abalar o seu desempenho.

Basicamente, as tenso estruturas podem servir de abrigo temporário para armazenamento de peças, em toldos de eventos e ainda possibilitam sombreamento em ambientes de ar livre (independentemente de qual seja o seu tamanho).

E esse tipo de cobertura também é útil em construções permanentes de grande porte – tais como estádios de futebol ou demais esportes, coberturas de piscinas, aeroportos e assim por diante.

As principais vantagens das estruturas tensionadas dizem respeito a sua resistência e versatilidade. Ela é leve, possui simples transporte e se adapta com facilidade a qualquer tipo de projeto.

As tenso estruturas também possuem diferentes formatos e designs, o que faz com que caiam bem tanto em ambientes simples como em estruturas mais complexas.

Já para os casos de estruturas temporárias e/ou provisórias, as tenso estruturas também possuem a característica de serem facilmente montadas e posteriormente desmontadas.

• Quais são os espaços abertos em que posso utilizar a tenso?

A tenso estrutura pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de espaço aberto.

E a razão é muito simples: sua estrutura se adéqua a qualquer ambiente. Ela pode ser formada por cabos de aços que se ligam a tubos flexionados; fixada a cordoalhas de aço ou combinada por telhas metálicas ou tecidos sintéticos.

Independentemente de qual seja o tipo de tenso estrutura escolhida destacamos que ela possui rápida e fácil instalação. O projeto demanda quase que exclusivamente de esforços do tipo estrutural e cálculos rigorosos relacionados ao quesito ancoragem. Isso se dá uma vez que as grandes áreas, ao se tornarem fechadas, ganham cobertura pesada e sem grande quantidade de pontos para sustentação.

Nos dias de hoje, alguns exemplos de utilizações dadas as coberturas tensionadas são as seguintes:

-> Cobertura de estádios, centros esportivos, ginásios, estádios de futebol, quadras de tênis e outros ambientes essencialmente dedicados à prática de atividades físicas;
-> Proteção ou sombreamento de grandes espaços abertos e ao ar livre. Neste quesito, as tenso estruturas são comumente solicitadas em eventos especiais realizados em parques ou espaços públicos, como é o caso de shows, por exemplo;
-> Abrigos de curta duração e desmontáveis onde ocorrerão eventos de todos os tipos e portes;
-> Abrigo para passeios ou pequenas entradas em ambientes abertos;
-> Criação de depósitos para o armazenamento de peças ou criação de estoques para grandes empresas;
-> Locais em que parte do ano a estrutura será montada (como para receber eventos, por exemplo) e em seguida poderá ser armazenada;
-> Decoração interna de shoppings centers, centros comerciais e lojas como um todo;
-> Construções de grande porte e permanentes, tais como coberturas para estações de metrô ou trem; cobertura para aeroportos e estádios; hangares e assim por diante.

• É preciso tomar alguns cuidados?

Sim. Entre eles destacamos:

-> Tratamento auto extinguível, também conhecido como tratamento “antichamas”;
-> Tratamento contra fungos e mofo (principalmente em piscinas aquecidas ou quadras esportivas);
-> Tratamento contra raios infravermelhos ou ultravioletas, de modo a impedir a entrada de luz solar no espaço;
-> Resistência à poluição e umidade (o que vai depender, no caso, do clima da região onde a estrutura tensionada for instalada).

E agora que você já sabe tudo sobre as tenso estruturas, suas principais características, vantagens e usabilidade, o que ainda está esperando para adequá-las ao seu projeto externo? Entre em contato.

Gostou do nosso artigo? Deixa um comentário