O que é uma tenso estrutura?

technica01

 

Apesar de receberem este nome pouco usual, em especial para os leigos, as tenso estruturas ou estruturas tensionadas são bastante familiares a todos, pois locais como circos recebem este tipo de estrutura.

Dito de uma maneira mais específica trata-se de uma estrutura que e constituída por membranas e na qual atua apenas a força da tração. Além disso, por serem bastante finas, não oferecem resistência a tensão ou a compreensão, que podem ser caudas, por exemplo, pelo acumulado de água.

Vale ressaltar que tais estruturas são utilizadas para eventos ou locais nos quais e necessário utilizar o mínimo de apoio possível, pois poucos apoios bastam para suportar a estrutura. Assim, além de ser bastante funcional em alguns locais, estruturas deste tipo são muitos utilizadas para fins estéticos.

Exemplos de usos

Os usos que podem ser feitos da tenso estrutura é tão amplo quanto as necessidades de proteção de ambientes – vale ressaltar que estruturas deste tipo datam de mais de dois mil anos atrás, em especial nas sociedades nômades, que necessitavam (e ainda necessitam, a exemplo dos ciganos) de montar e desmontar tudo de maneira rápida.

Como exemplo clássico, temos os locais de festas e reuniões ao ar livre, nos quais a estrutura tensionada é capaz de abrigar pessoas, animais e objetos das condições climáticas, como sol forte, vento e chuva, já que uma de suas principais características é ser capaz de aguentar forças das mais diversas naturezas sem sofrer qualquer tipo de dano.

No entanto, as tenso estruturas têm características estéticas que devem ser levadas em conta no momento de sua utilização. Dentre elas, temos:

-Simbolismo: por ser bastante utilizadas por povos nômades, sua forma remete às sociedades que vivem no deserto e nos países islâmicos;

-Desmontabilidade/economia: apesar de existirem muitas estruturas deste tipo que são permanentes, uma de suas principais marcas e o fato de ser desmontável, ou seja, pode ser carregada de um lugar para outra, mudando a estética de diversos ambientes e promovendo economia;

-Leveza: enquanto que estruturas metálicas com vãos livres de 30 metros pesam aproximadamente 30 kg/m2, uma estrutura tensionada pesa apenas 6kg/m2;

-Translucidez: como se trata de uma lona, a tenso estrutura permite a passagem de luz por ela;

-Versatilidade: um dos principais atrativos deste tipo de cobertura e que pode receber as mais diversas formas geométricas e as mais diversas cores e mesmo estampas.

Tecnologia empregada

Apesar de serem tão antigas quanto algumas das civilizações antes do nascimento de Cristo, hoje existe muita tecnologia aplicada por trás das tenso estruturas.

Um bom exemplo disso são os materiais com os quais são confeccionadas. Hoje, e em especial nas grandes construções, como tenso estruturas de estádios e parques ao ar livre, e muito comum a utilização de treliças de fibra de carbono revestidas pro teflon. Muitos tecidos utilizados na construção das estruturas tensionadas recebem acabamento por nanotecnologia, que permite oferecer o máximo de proteção quando exposta a luz solar (apesar de esta ainda ser uma tecnologia cara).

Para aplicações de menor escala, já existem no mercado estruturas que permitem total abertura ou fechamento da estrutura, inclusive na vertical, ou seja, nas hastes de sustentação da estrutura, fazendo que a cobertura “desapareça”. Com um pouco mais de recursos, é possível mesmo automatizar esse fechamento da estrutura, e com um simples acionamento por controle remoto, a estrutura e montada ou desmontada conforme a necessidade do espaço ou das pessoas.

Regulamentação

Apesar de no Brasil ainda não existir nenhum tipo de regulamentação sobre este tipo de cobertura, as normas regulamentadoras são uma realidade nas principais potências econômicas do mundo.

Na Europa, por exemplo, existe um guia voltado especialmente ao cálculo estrutural de tipo de cobertura, o European Design Guide for Tensile Surface Structures. Na Alemanha, além da regulamentação por meio da DIN 4134, existe um mestrado voltado especificamente às tenso estruturas.

Nos Estados Unidos, a regulamentação de estruturas por membranas tensionadas ficam por conta da Internacional Building Code, cujo capitulo 31 versa sobre a construção da estrutura em questão. Além disso, também existe uma regulamentação no Internacional Fire Code, completamente voltado à prevenção e redução de danos em incêndios, estabelecendo quais tipos de estruturas tensionadas podem ser utilizadas em determinado tipo de prédio e quais não são recomendadas.

Gostou do nosso artigo? Deixa um comentário